Na manhã desta quarta-feira (30), agentes da Polícia Federal (PF) deflagraram a ‘Operação Amor Fantasma’ na capital amazonense, que mira num esquema de caixa dois eleitoral. O ex-vice governador do Amazonas, Henrique Oliveira, sua ex-esposa Adriana Mendonça e três empresas – que possuem um mesmo sócio em comum – estão sendo investigados.
De acordo com a PF, Adriana recebeu alta quantia em dinheiro do Partido Político, aproximadamente R$ 1.500.000,00, o qual foi repassado a tais empresas. No total, cinco mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais, sendo um deles uma agência de comunicação localizada no conjunto Morada do Sol, no bairro Aleixo, na zona Centro-Sul de Manaus.
Veja os vídeos da operação:
O cumprimento dos mandados tem como objetivo identificar a prática delituosa, bem como angariar outros elementos indicativos de autoria e materialidade. Foram apreendidos os celulares dos envolvidos, computadores e documentos. Veja alguns dos materiais abaixo:
Investigação sobre a ‘Campanha fantasma’
Em setembro deste ano, o suposto envolvimento de Adriana Mendonça no esquema de ‘campanha fantasma’ foi divulgado pelo jornal ‘O Estado de São Paulo‘. De acordo com o veículo, Adriana, que era candidata à deputada federal, recebia dinheiro do fundo eleitoral – conhecido como fundão – mas não fez campanha.
De acordo com a denúncia, ela recebeu R$ 3 milhões do PROS (Partido Republicano da Ordem Social), o que a colocou como a 14.ª candidata mais contemplada pelo “fundão” em todo o País.
A campanha de Adriana se resumiu a 33 posts em uma página do Facebook e do Instagram, no ar há duas semanas. Todos são montagens. Em nenhuma das publicações aparece interagindo com eleitores ou em vídeos pedindo apoio, de acordo com o jornal paulista.